Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Content Marketing World - 13 coisas que aprendi no maior evento de marketing de conteúdo do mundo

Veja 13 dicas do maior evento de marketing de conteúdo do mundo, o Content Marketing World



Felizmente em meu trabalho no portal VivaReal, já tive a oportunidade de participar de diversos eventos em diversos lugares. Este mês (setembro/2016), estive em mais um evento sensacional, o Content Marketing World, em Cleveland - Estados Unidos. Com cerca de 4.000 pessoas de diversos cantos do mundo e quatro dias de conteúdos fantásticos, é considerado o maior evento de marketing de conteúdo do mundo. Amei! 

De forma ampla, nestes quatro dias foram discutidos principalmente temas como:
  • O futuro do SEO 
  • O novo papel da assessoria de imprensa
  • E-mail e o futuro da automação de marketing 
  • Marketing de conteúdo
  • Social Media 
  • Inbound Marketing
    Entre outros, afinal foram mais de 200 palestras. 

Como sempre, compartilho com vocês 13 pontos relativamente práticos que anotei durante o evento. Espero que sejam úteis. 


"As pessoas leem em média apenas 28% do conteúdo de uma peça"

Como sempre digo, as pessoas não leem, elas escaneiam informações. Isto é, evite ao máximo textos enormes, e independente do tamanho do seu texto, seja uma landing page, um e-mail marketing, um e-mail de texto para um cliente, ou qualquer coisa escrita, utilize bullets, imagens, títulos grandes, etc. Use e abuse de recursos que facilitem este "entendimento da informação escrita". 


"81% das pessoas assistem vídeos no mudo"

Sim, seus vídeos podem e devem ter som, mas não conte apenas com a narração. É preciso que seu vídeo tenha frases ao longo do vídeo, onde mesmo sem som a pessoa consiga compreendê-lo. 


"Não é o melhor conteúdo que ganha, e sim o mais promovido"

Como deram de exemplo, no New York Times, ou qualquer outro jornal, não se fala do ranking dos melhores livros, e sim da lista dos livros mais vendidos. Isto é, não adianta o seu conteúdo ser maravilhoso, e no entanto você não ter uma estratégia de promoção dos materiais que você faz. Em geral priorizamos mais a etapa da criação, do que a etapa da distribuição. Isto é um grande erro, ambas são fundamentais.  


"20% dos termos buscados diariamente no Google, nunca foram procurados antes"

Isto é, os buscadores estão se popularizando e as pessoas estão contanto com eles em mais momentos de sua vida (o aumento do mobile ajuda muito nisto). Anteriormente as pessoas buscavam termos mais amplos, exemplo "Restaurante", ao aprender mais sobre como buscar, aos poucos crescem cada vez mais as buscas de cauda longa, exemplo"Restaurantes comida vegetariana barato no bairro Bela Vista, Porto Alegre".  Também uma boa informação para estratégias de marketing de conteúdo e SEO. 

"As pessoas leem 20% dos e-mails que recebem"

Ou seja, não abrem 80%. Se seu e-mail não for bom e relevante, a maior chance é que a pessoa nunca o abra, e a sua estratégia não sirva para nada. Repense! Enviar algo útil é fundamental para o sucesso de sua estratégia de inbound marketing e e-mail marketing. Posso afirmar que boa parte das imobiliárias, corretores e incorporadoras não possuem uma boa estratégia de segmentação de e-mails, por isto, certamente a maioria fazem parte dos 80%.


"Automação de marketing crescerá cada vez mais"

Relacionado com o ponto acima, ferramentas que automatizam e-mails são e serão cada vez melhores sucedidas. Compartilhando minha experiência pessoal, hoje no VivaReal nós utilizamos este tipo de estratégia, e os resultados são sensacionais, o grande ponto é: Automação exige segmentações de bases e um conteúdo cada vez melhor. Isto significa tempo e dinheiro, mas eficácia é certeira. 


"Rankbrain e o futuro do SEO"

Cada vez será mais difícil influenciar o algoritmo do Google para estar melhor posicionado no seu ranking (SEO), pois o RankBrain, sistema de Inteligência Artificial do Google lançado em Outubro de 2015, mostrará resultados de acordo com o que aprende individualmente sobre cada usuário. Hoje em SEO, falamos muito sobre palavras-chaves (KeyWords), com o aumento da importância do rankbrain, cada vez mais falaremos sobre contexto e semântica, não sobre palavras-chaves. Resumindo, o futuro do SEO é uma estratégia que preza por um conteúdo verdadeiramente muito bom, sem depender de técnicas de manipulação de algoritmos.


"Sua assessoria de imprensa precisa saber SEO"

Em geral, hoje jornalistas, relações públicas e assessores de imprensas, pouco se importam com o Google no momento de sugerir pautas. Cada vez mais isto será exigido dos profissionais. Coisas como entender demanda de busca do Google antes de propor temas para a empresa, entender como os concorrentes estão posicionados no ranking, e qual conteúdo o Google priorizou, será fundamental nestas profissões. 


"O Google está apostando MUITO em realidade virtual"

Palavras ditas pela head de Content Marketing do Google, que palestrou no evento.  E se o Google aposta muito em algo, que no caso é a realidade virtual, quem somos nós para duvidar de algo? A palestrante mostrou para todos da plateia, vídeos de realidade virtual que o Google está desenvolvendo.

Sobre realidade virtual, leia também:

"68% de todos os e-mails do mundo são abertos em dispositivos móveis"

E-mail é uma estratégia mobile. E se você acha que isto são médias distantes do Brasil, está enganado. Trazendo uma informação prática, no VivaReal mandamos milhões de e-mails todos os meses, e hoje 50% dos e-mails são abertos em celulares, número que cresce a cada mês. Resumindo, as peças de e-mails precisam ser pensadas para celulares, tanto quanto para desktop. Teste todas em dispositivos móveis, use layout responsivo, e minimize ao máximo a quantidade de informações. 


"Vídeos geram 1.200% mais engajamento que posts com imagens + textos"

São os vídeos se popularizando em todos os cantos do mundo. Se puder escolher entre vídeos e um post normal, sempre opte por vídeos.


"Um dos ads com mais engajamento de 2016 estava no Snapchat "

No caso foi uma propaganda do Spotfy, que veiculou no Snapchat. O Snapchat ainda não é tão popular no Brasil, e com a recente mudança do Instagram, que ficou bem parecido com o próprio Snap, em se tratando de terras brasileiras, não necessariamente a ferramenta é tão válida, porém, pode ser uma questão de tempo até se popularizar aqui. Como profissional de marketing, é um dado interessante para estarmos de olho. 


"O Brasil ainda está engatinhando em content marketing"

Era o maior evento de conteúdo do mundo, com cerca de 4.000 pessoas, sendo que uma parte bem significativa eram participantes de empresas enormes: Disney, Hilton, IBM, Dell, Linkedin, Marriott, Oracle,  Microsoft, entre muitas outras. Destes 4.000, cerca de 6 eram brasileiros (sendo que 3 eu conhecia). Em resumo, um evento enorme, sobre um tema que atraiu profissionais de empresas que em tese ditam tendências, e quase nenhum brasileiro. Ou seja, o Brasil ainda pouco liga para content marketing. Feliz daqueles que saírem na frente. Uma super oportunidade!  :) 



Content Marketing World - 13 coisas que aprendi no maior evento de marketing de conteúdo do mundo Reviewed by Mariana Ferronato on 00:30 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.