Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Pokémon Go e as Oportunidades para o Mercado Imobiliário

Como o Pokemon Go, a nova febre mundial, pode impactar na dinâmica de corretores de imóveis, imobiliárias e de todo o mercado imobiliário.



Acreditem! Nunca, desde 2009 quando iniciei o Marketingimob, imaginei que em algum momento escreveria um título deste tipo. Pokémon e o Mercado Imobiliário?  Provavelmente nem você imaginou que leria algo assim. :)   
Pois bem, felizmente a inovação surge a cada momento, e coisas que nunca pensamos acontecem, não é mesmo? Recomendo que leia este post até o final! Provavelmente você pensará "Nossa, mas o que está acontecendo lá fora? Da noite para o dia ter uma casa com um ginásio Pokémon é mais importante que piscina.". 
Se você ainda não sabe, a tendência da vez é o Pokémon Go. Explicando rapidamente antes de falar sobre o mercado imobiliário, Pokémon Go é um aplicativo de realidade aumentada, que permite que se capture Pokémons utilizando como cenário o mundo real. O sucesso é tanto, que com 10 dias de lançamento, o aplicativo já é o jogo mais baixado da história dos Estados Unidos, possui mais usuários que o Tinder e o Twitter, além de ser um dos aplicativos onde as pessoas passam mais tempo diariamente (43 minutos), mais do que o Whatsapp (30 minutos). Não está sendo considerado apenas "mais uma tendência",  e sim uma verdadeira febre cultural, considerado por alguns como o futuro responsável por mais uma revolução da tecnologia e do comportamento humano.
No vídeo abaixo é possível ver melhor como funciona:




Pokéstops e Poke Gim:

Respectivamente, são locais reais espalhados pela cidade, onde virtualmente as pessoas podem ir até lá e coletar ítens para o jogo e formar equipes ou desafiar oponentes. Os locais são aleatórios, isto é, poderia ser a minha casa, ou a sua, talvez até uma igreja, como muitas de fato são. Imagine você morar em um bairro tranquilo, e da noite para o dia sua casa virar um Pokéstop, atraindo centenas, talvez até milhares de pessoas que diariamente passarão em frente a ela para obter ítens ou duelar. Está achando um exagero? Pois não ache! Nos países onde o app já está rodando, isto está se tornando um ponto bem polêmico. Uns gostam...outros nem tanto! 


Mas e o mercado imobiliário?

Antes de mostrar alguns exemplos de corretores de imóveis de fora do Brasil (o jogo até o momento,15 de Julho, não foi lançado no Brasil), vale a pena reforçar um ponto: o Pokémon Go roda utilizando um mapa. Vemos no Pokémon Go mapas similares ao que vemos no Google Maps ou Waze, que desafia seus jogados a andarem por bairros e cidades em busca dos Pokémons. Sempre que falamos em MAPA, falamos em LOCALIZAÇÃO, que é a cara do mercado imobiliário.

Corretores de imóveis e imobiliárias já começaram a utilizar a febre para gerar algum tipo de negócio. Percebe-se que ainda é algo um tanto irônico e sem muita certeza se de fato gerará resultado (afinal o jogo é super recente), contudo, veja abaixo o que estão fazendo. Mesmo sendo algo, digamos... diferente, vale a pena ficarmos de olho:



Novos diferenciais para o mercado imobiliário?
Descrição de imóveis:


Pessoas já estão divulgando imóveis, valorizando ginásios e Pokéstops como novos atributos, inclusive isto está com destaque em diversas descrições de imóveis. No anúncio abaixo o corretor de escreveu: "Localizado entre dois ginásios Pokémons e 8 Pokéstops a uma curta distância."


Já o imóvel anunciado abaixo possui 2 ginásios e apenas 7 ginásios próximos. Quem perderia esta ótima oportunidade?




Este possui 1 ginásio + 2 Pokéstops.




O corretor de imóveis Nick Baldwin, diz "O jogo está varrendo a nação americana tão rápido, que nós corretores de imóveis já estamos mencionando ele na descrição dos imóveis. É incrível como a cultura pop pode ser utilizada para vender casas".

Duvidou? Veja o link deste anúncio

Placas de Imóveis

"Pokémon Dentro"



Anúncios em Jornal

Corretores de imóveis e imobiliárias também estão anunciando suas casas com Pokémons ou próximas de "pontos estratégicos".




Fotos de Imóveis + Pokémons

Corretores de imóveis já tiram fotos de suas placas ou imóveis com a presença dos simpáticos Pokémons. O corretor Mandy Panozzo diz que utiliza Pokémon Go como uma forma de atrair potenciais compradores na visita de seus imóveis, informa que inclusive menciona "à procura de Pokémons? Nós temos neste empreendimento".




E este anúncio de um corretor da Re/Max Austrália, com um Pokémon na piscina do imóvel? 




Como ainda não temos oficialmente no Brasil, ainda é cedo para falar minha opinião exata sobre o que acredito estar realmente por vir, contudo, após o que tenho acompanhado, juntamente com o fortíssimo aumento do valor das ações da Nintendo, o jogo possui sim um potencial enorme para desencadear inovação, e por utilizar localização, certamente possui "encaixes" com o mercado imobiliário. Bom, veremos nos próximos meses! Sendo apenas uma moda, ou sendo realmente um marco cultural que impactará no mercado imobiliário, nada tira o brilho do que virá por aí! 

Ficaremos de olho :) 

Pokémon Go e as Oportunidades para o Mercado Imobiliário Reviewed by Mariana Ferronato on 02:53 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.