Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

A evolução dos apartamentos de 2 quartos nos últimos 50 anos


Por Mariana Ferronato

O Globo veiculou um infográfico muito bacana que compara as plantas de apartamentos dos ano 70, 80, 90, 2000 e 2010. O objetivo do infográfico é mostrar que as plantas dos imóveis de 2 dormitórios ficaram menor ao longo dos anos. 

Sabemos disso, não é? É nítido que apesar de existirem apartamentos imensos, os imóveis em geral, não apenas os de 2 quartos, estão ficando cada vez menores. Muitos são os motivos para as nossas casas estarem passando por isso:
  • Inchaço das cidades havendo menos espaço para construção;
  • Necessidade de aumentar os ganhos, fazendo com que as construtoras construam mais unidades
  • Com homens e mulheres no mercado de trabalho, temos o aumento da busca por praticidade, fazendo com que as pessoas não queiram mais se preocupar em chegar em casa e ainda ter que manter um grande apartamento;
  • Redução da presença de empregadas domésticas, fazendo com o que os proprietários sejam os responsáveis pela limpeza do imóvel, aumentando a preferência por apartamentos menores;
  • Redução do número de filhos por casal, não havendo necessidade de imóveis tão grandes;
  • Aumento do número de pessoas solteiras e divorciadas; 
  • Tendência comportamental do compartilhamento, do "desapego material" e das causas socioambientais, onde ter "a casa própria" começa a não ser mais o grande sonho da vida das pessoas,  além de o fato de um grande espaço para apenas uma pequena família que também começa a ser visto como uma fonte de impacto ao meio ambiente e desperdício de espaço. 
O fato é que se levarmos em consideração as gerações que estão vindo, a tendência é que o tamanho dos imóveis sigam diminuindo. 

Veja abaixo as plantas compartilhadas na matéria do site O Globo juntamente com meus comentários.


Apartamento dos anos 70 x 2015
Em relação ao que temos hoje, além da redução do espaço, observe que não é mais algo habitual para apartamentos de médio padrão, termos a existência da sala de jantar. Hoje temos apenas a sala. Não há mais aquela grande mesa para realizar as refeições, até mesmo pois muitas pessoas ou não comem em casa, ou comem em frente a televisão e cada vez vemos menos a cena da família reunida em volta da mesa para debater sobre como foi o dia. Também, o quarto de empregada (ainda mais com banheiro) é uma verdadeira raridade. Além da figura da emprega doméstica estar reduzindo, das pessoas que possuem, em tempos de alta sensação de falta de segurança, é cada vez menor o número de pessoas que querem que a funcionária durma dentro de sua casa. 
Outro ponto que mudou no apartamento de 2015, é o tamanho da área de serviço. Hoje a área de serviço de apartamentos médios em geral se resumo a um pequeno espaço, longe de ser tão grande quanto na planta acima. 
Finalizando, varanda deste tamanho em 2015? Só em apartamentos de alto padrão. E olha lá! 



Apartamento dos anos 80 x 2015
Ainda segue o quarto de empregada e a ampla varanda, itens bem diferentes do que temos atualmente. A sala do apartamento médio padrão ainda permanece com espaço para mesas amplas, também algo raro em 2015.


Apartamento dos anos 90 x 2015
Os apartamentos dos anos 90 possuíam ampla varanda em relação ao que temos atualmente e a sala apesar de reduzida e não prever mais espaço para mesas amplas, ainda assim segue com um tamanho razoável para uma mesa de 4 lugares. A área de serviço apesar de bem menor do que os imóveis dos anos 70, ainda assim está com um espaço muito maior do que temos em imóveis de médio padrão atualmente.


Quanto a ilustração acima, talvez houve troca do O Globo, afinal os cômodos estão maiores, contradizendo a observação da imagem.



Imagens: O Globo

A evolução dos apartamentos de 2 quartos nos últimos 50 anos Reviewed by Mariana Ferronato on 00:45 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.