Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Você tem o melhor formulário de contatos em seu site?


Por Mariana Ferronato

Hoje vamos falar sobre algo extremamente importante para gerar mais contatos, mas  que muitas vezes fica em segundo plano em nossa estratégia. O formulário do site! É nele que seus usuários vão informar que desejam que você entre em contato para enviar mais informações sobre determinado imóvel. Importantíssimo, não?

Bom, vamos ao assunto de hoje..

O que o formulário de seu site precisa para você ter certeza que ele está bom e assim gerar o máximo de contatos? Vamos lá para as 7 principais dicas..



1. Utilize apenas os campos necessários
Menos é mais. Quanto mais campos você colocar no formulário, maior será a taxa de desistência do preenchimento, mesmo que mínimo, isto sempre acontece. Então, quando pensar no que os clientes precisarão enviar de informações, tente simplificar o máximo possível. 


Para o mercado imobiliário, em geral os campos mais indicados são:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone 1 (apenas um(1) telefone)
  • Mensagem
Algumas empresas utilizam também cidade, bairro, mais telefones, sobrenome, ddd, etc. Só solicite se você tiver uma utilização para os campos, do contrário vão significar menos contatos. 
 
2. Torne facilmente encontrável
O usuário está navegando no seu site, gostou do imóvel, e quer entrar em contato. Em quantos segundos ele acha o formulário? Se for mais de 3 segundos, repense o posicionamento. O formulário de contato de seu site precisa obrigatoriamente ser encontrado de forma muito fácil, sem que o usuário precise rolar a página, ou se "esforçar" para ficar procurando (muitas cores e conteúdo ao redor são os principais inimigos deste item)


3. Tenha botões atraentes e visíveis
Os botões de "enviar mensagem" precisam ser atraentes, modernos, que dê vontade clicar. É um pouco difícil tangibilizar isto, mas fuja daqueles botões cinzas que usávamos em 1995, por exemplo.

Quanto a destacar o botão, fazemos isto através de cores. A pessoa precisa olhar para o anúncio, e ver o botão com muita clareza, sem competir com outros elementos. As cores mais utilizadas para isto é azul e laranja, contudo, logicamente vai depender das outras cores de seu site. Se o seu site for 99% azul, utilizar esta mesma cor para o botão não o destacaria.

4. Não obrigue o preenchimento de todos os campos
Como alguns devem saber, eu trabalho no VivaReal, um portal de imóveis com 8.5 milhões de visitas por mês, realizamos constantemente testes de usabilidade e por isto, para explicar este item, compartilho uma destas análises. Devido a algumas solicitações de clientes, resolvemos tornar obrigatório o preenchimento do telefone no formulário de contato. Resultado: O número de contatos na época caiu (ou melhor, despencou) 30%. E mais ainda, o número de pessoas que preenchiam qualquer telefone, como 999999999. 000000000, 97979797797, aumentou MUITO.

Logicamente optamos em retornar ao que já fazíamos: deixar apenas o e-mail como obrigatório. Indico a fazer o mesmo!

Entendo que muitas imobiliárias e corretores reclamam de um contato sem telefone, mas precisamos nos acostumar. O novo consumidor não quer mais ser obrigado a fazer algo que não gosta, se ele for obrigado, ou não mandará o contato e sim no site do concorrente, ou enviará uma informação falsa.

5. Você trata a sua base de contatos com cuidado <3 ? Então diga isto para seus usuários.
Hoje é super comum as empresas utilizarem os contatos recebidos enviando e-mail marketing sem nenhuma segmentação ou fazendo constantes ações de telemarketing para oferecer imóveis. Se você não faz isto, insira com uma fonte pequena embaixo do seu formulário algo como:  "aqui tratamos o seu contato com respeito e confidencialidade. Você não receberá SPAM nem contato telefônico indevido".

Certamente vai gerar mais confiança! Para nosso mercado isto é algo importante.


6. Facilite a geração de novos contatos
Em se tratando de um site do mercado imobiliário, onde o usuário envia vários leads por visita, o ideal é que seu formulário grave as informações do usuário, como nome, e-mail e telefone, assim ele não precisa escrever tudo de novo, proporcionando mais contatos para a sua empresa.

7. Mostre um feedback após enviar
Após o usuário enviar o contato, informe uma mensagem de "sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato". É uma forma do usuário confirmar que de fato o contato foi enviado com sucesso. Já vi alguns sites onde esta informação não aparece, fazendo com que o usuário ache que não conseguiu sucesso ao enviar o lead, e aperte o botão várias vezes em sequência. É uma ótima forma de evitar o recebimento de leads duplos.



Para exemplificar melhor todas estas dicas sobre formulários de contato em sites de imobiliárias, corretores e construtoras, separei abaixo os formulários de contato de quatro grandes imobiliárias, a Coelho da Fonseca, Lopes, Brasil Brokers e a Patrimovel. 

Acompanha abaixo as considerações:
Ao compararmos que podemos observar?

  • Todas de forma muito correta utilizam formulários curtos, e seguem basicamente a mesma ordem

    item 1: Nome
    item 2: E-mail
    item 3: Telefone
    item 4: Mensagem
    Botão de ação: "Enviar"
  • A Coelho da Fonseca solicita o gênero e o sobrenome, além da pessoa ter que preencher os caracteres aleatórios (chamado de captcha) normalmente utilizada por questões de segurança. Apesar de aparentemente inserir o sobrenome e o gênero ser algo desnecessário visto que pode prejudicar o resultado, não tenho como julgar se é uma ação errada ou não, pois possivelmente a Coelho (que possui uma ótima estrutura de marketing) utiliza estes dados para algo, neste caso faria todo o sentido;
  • Todos os botões de ação utilizam a mesma palavra "enviar". Por mais inacreditável que pareça, talvez se substituíssemos "enviar" por  "envia contato", "entrar em contato", "receber mais informações"mais leads seria gerados. Já presenciei diversos testes com estas mudanças e de fato o retorno tende a aumentar. Vale fazer testes até encontrar o termo certo;
Abaixo uma pesquisa do Hubspot, onde mostra um teste com o mesmo botão, para o mesmo destino, com diferentes termos utilizados. Veja que o número de cliques é bem diferente:

  • Os títulos dos formulários são similares, um tanto impessoais e alguns não explicativos (apesar de óbvio, ao ler "envie um e-mail", talvez algumas pessoas não saibam que trata-se do atendimento via e-mail para o imóvel em questão, podem achar que é um e-mail genérico). Em matéria de comunicação online, devemos sempre deixar tudo o mais óbvio possível;

Bom pessoal, o artigo finaliza por aqui, mas espero que seja útil para vocês e seus sites. Aguardem os próximos! 



Você tem o melhor formulário de contatos em seu site? Reviewed by Mariana Ferronato on 01:43 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.