Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Dicas de como posicionar melhor seus imóveis em portais imobiliários


Por Mariana Ferronato

Não sei se todos sabem, mas a grande maioria dos portais de imóveis possuem um algoritmo para posicionar seus anúncios no resultado de busca. Quer dizer que quando o usuário busca algo, no resultado, alguns imóveis aparecem melhores ou piores, e isto não é um mero acaso. É sim, fruto de uma série de itens que juntos compõe este algoritmo responsável pelo posicionamento.



O que compõe estes fatores que influenciam no resultado da busca, são normalmente em sua grande maioria, itens que refletem na melhor experiência do usuário (o processo é mais ou menos como faz o Google).

Mas que itens são estes? Abaixo uma lista dos principais pontos. São relativamente simples, mas vão te ajudar a posicionar melhor os seus anúncios e a gerar mais contatos para seus imóveis divulgados em portais imobiliários.

1. Publique mais de 10 fotos para cada imóvel
Estudos mostram que o número de fotos está diretamente relacionado com a quantidade de contatos gerados pelo imóvel. Imóveis que possuem de 0 a 5 fotos, recebem até 50% menos contatos do que os outros. Já os que possuem 10 ou mais fotos, recebem 35% mais contatos. O fato é que o usuário quer ver fotos.

Pesquisa realizada pelo Portal VivaReal, com anúncios de 10.000 imobiliárias e corretores em mais de 500 cidades do Brasil

2. Publique o endereço do imóvel ou ao menos o CEP
Sabemos que isto é um tabu no mercado imobiliário, mas se o endereço completo não for possível, utilize ao menos o CEP. Hoje muitos portais possuem busca via mapa no smartphone e no site, os imóveis que não possuem endereço, não aparecem no resultado ou são posicionados em segundo plano. 

Sabendo que a localização é o principal ponto para a escolha de um imóvel, não colocarmos é mais do que uma pena, é a certeza de receber menos contatos. Enfim, é uma escolha de cada um se desejamos seguir sem colocar endereço, mas é bom sabermos que estamos perdendo.

3. Insira todos os campos do imóvel
Principalmente áreas, dormitórios, banheiros e vagas, que são os campos mais utilizados pelo algoritmo dos portais, mas a questão é que imóveis com todos os campos preenchidos geram 2x mais contatos do que os que não possuem preenchimento.

4. Faça uma boa descrição do imóvel
Quanto tempo você ou seus corretores se dedicam na hora de fazer a descrição do imóvel? Deveria ser bastante, afinal, apesar de muitos consideraram a descrição um texto chato e um tanto frio, ela é fundamental para a geração de contatos, e por isto os portais levam em consideração no momento de posicionar seu imóvel na busca.

Segundo pesquisas, de cada 10 usuários, 6 irão ler a sua descrição e imóveis com uma descrição detalhada recebem 90% mais contatos do que os que não possuem. Capriche nas primeiras palavras (cerca de 200 caracteres) pois muitos portais possuem espaço no resultado de busca que aparece a descrição reduzida. É mais uma forma de ampliar seu número de contatos recebidos.

5. Preço e IPTU
Preencher o preço do imóvel e o valor do IPTU também são itens que favorece o seu posicionamento.


E mais uma dica...
Estes são os 5 principais pontos, mas pode existir algum item em específico do portal que você anuncia. Os bons portais possuem áreas de atendimento exclusiva para clientes, indico que você entre em contato com o executivo responsável por sua conta no portal, e peça uma "mini' consultoria em seus anúncios. Junto com você eles poderão te orientar da melhor forma de fazer os anúncios e melhorar o seu posicionamento.








Dicas de como posicionar melhor seus imóveis em portais imobiliários Reviewed by Mariana Ferronato on 02:00 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.