Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

10 dicas para fazer seu site imobiliário gerar muito mais contatos


Por Mariana Ferronato

Semana passada escrevi um artigo um tanto polêmico onde falei que boa parte dos sites do mercado imobiliário não são bons. Hoje, escrevo abaixo os 7 principais pontos que um site seja de corretor, imobiliária ou construtora deveria ter para ser considerado um ótimo site. 


1. Foco na busca. Menos é mais
Tenhamos sempre em mente duas coisas: 1. Uma pessoa entra em um site de imóveis, para buscar imóveis. 2. A pessoa irá visualizar os imóveis que estão de acordo com o perfil que ela já tem definido em sua mente.  Frente a isto, não adianta a página principal de seu site possuir diversos banners e imóveis de diferentes tipos, a pessoa só vai clicar se tiver algo parecido com o que ela procura.

Também, se o objetivo do usuário é realizar a busca do novo imóvel, não coloque em sua home páginas como histórico da empresa (que por sinal ninguém nunca vai clicar), previsão do tempo, cotação de moedas, etc etc. Quanto mais coisas você tiver, menos contatos a sua página vai gerar pois a pessoa estará dispersa do conteúdo chave = os contatos. 



2. Torne sempre visível os seus contatos
Coloque com destaque em todas as páginas os pontos de contato de sua imobiliária. O usuário não deveria clicar em lugar nenhum para visualizar o seu telefone, por exemplo. Ele deve sim ter acesso quando desejar. 


3. Destaque os pontos de conversão do site
O objetivo principal é fazer com que a pessoa clique no botão para gerar um contato de interesse sobre determinado imóvel, correto? Uma das formas mais eficazes de fazer isto, é destacando o botão através do contraste de cores e seu posicionamento. Isto quer dizer que nada além do botão deve aparecer com destaque.

Segundo pesquisas, a cor laranja é uma das melhores para a utilização em botões.

Outro ponto que poucos sabem, mas é bem relevante, é que igualmente segundo pesquisas, 10% da população sofre de daltonismo, e uma cor que em geral não é bem visualizada por daltônicos é o verde. Importante pensar nisto, afinal 10% não é um parcela tão pequena, não é mesmo?

  

4. Atenção para o call to action
Call to action é como chamamos o texto de "chamada para ação" que está escrita nos botões dos formulários. Teste e escolha aquela que melhor trará resultados. Por incrível que pareça, o resultado pode varias bastante dependendo do que estiver escrito. Veja abaixo alguns exemplos:

Abaixo uma pesquisa divulgada pelo Hubspot, onde mostra que um mesmo botão, para o mesmo destino, mas com frases diferentes, tiveram um volume de cliques bem diferentes. Confira:

5. Foque foque foque no Mobile, e ainda foque mais um pouco.
Acesse seu site em dispositivos móveis, como tablet e smartphone. Faça uma busca, envie um contato. Caso você consiga fazer perfeitamente, ok. Caso não consiga, mande fazer um site mobile o quanto antes. Hoje cerca de 20% dos acessos em busca de imóveis são através destes dispositivos, e este número está crescendo absurdamente rápido. Possuir um site que é bem acessado em celulares já é obrigação, do contrário esteja certo que você perderá muitos contatos.


6. Teste diferentes navegadores
Acesse seu site e teste nos principais navegadores existentes: Chrome, Firefox, e Internet Explorer. É uma dica simples, mas por incrível que pareça existem diversos sites imobiliários que não funcionam em determinados navegadores, não conseguindo ser visualizado por uma parcela dos clientes.

7. Informações completas para seus imóveis
Quanto melhores forem as fotos, a descrição, os custos envolvidos e os dados sobre a localização, mais contatos o imóvel gerará. Fato!

Mesmo não sendo o que o mercado quer, precisamos entender que o consumidor não quer mais precisar entrar em contato com a imobiliária, ele quer ele mesmo ter a resposta na hora que ele desejar. A clássica estratégia comercial que incentiva divulgar pouca informação para atrair contatos e depois explicar melhor ou empurrar o cliente para outro produto, está com os dias contatos.



8. Teste o tempo todo. Mas um elemento de cada vez.
Contrariando o que muitos acham, o seu site nunca estará pronto!  Nunca, afinal, visando aprimorar o seu site constantemente, gerando mais contatos e entendendo cada vez mais o seu consumidor, você deve fazer testes em seu site o tempo todo. Por exemplo, teste o que está escrito no botão, o posicionamento de elementos, o tamanho das fotos, entre outras centenas de possibilidades e combinações.

O grande segredo do teste, é testar um (1) elemento de cada vez. Em um teste, mude a cor do botão, por exemplo. Identifique a cor do botão vencedor, mude o seu e-mail, e depois teste outro elemento.

9. Tenha poucos campos no formulário de contato
Como falei no post que divulguei na semana passada, tenha um formulário objetivo, fácil de ser preenchido e fácil de ser encontrado. O formulário é um dos pontos mais importantes em um site para a geração de novos contatos.

>> Clique para ler mais sobre dicas de como ter o melhor formulário

10. Considere ter um atendimento online
Talvez a sua imobiliária ainda não esteja estruturada para atender online, ok. Apenas tenha a certeza que hoje isto significa perder contatos. Vamos pensar algumas coisas: 1. Provavelmente você (assim como seus clientes, amigos e familiares) utilizam cada vez menos o telefone celular para ligar de fato, não é mesmo? Afinal temos Whatsapp, Facebook, etc.  2. A internet deu o poder para os consumidores, hoje nós temos acesso a trilhões de informações diferentes na hora que a gente quiser.

Pensando nisto, você ainda acha que será normal o cliente entrar no seu site, entrar em contato por e-mail e telefone, e após aguardar o seu retorno? Ou então acessar um site 22h e ninguém atender tendo que aguardar para fazer contato no outro dia? NÃO. Cada vez mais precisamos ter em mente que o cliente quer a informação AGORA.

Não ter um chat = Perder contatos.



10 dicas para fazer seu site imobiliário gerar muito mais contatos Reviewed by Mariana Ferronato on 02:09 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.