Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Impressora 3D e a revolução no mercado imobiliário


Por Mariana Ferronato

Segundo pesquisas americanas, em "2020, 98% de tudo o que a gente consome será produzido digitalmente". Como assim? Pois você já ouviu falar nas impressoras 3D? Caso ainda não tenha ouvido, vale a pena saber mais, afinal, é uma tecnologia que tem tudo para revolucionar a forma que consumimos os produtos. As impressoras 3D são equipamentos que permitem você "imprimir" praticamente qualquer coisa, de brinquedos, próteses, até mesmo uma casa nova. E quando falamos em “imprimir”, não nos referimos a uma imagem que pode ser visualizada em três dimensões no papel, mas sim a um objeto realmente construído em 3D. Ou seja, ao que reflete no mercado imobiliário, ela permitirá que pessoas programem a construção de casas, edifícios e maquetes.

E se você acha que isto tudo é muito futurista e vai demorar muito tempo para acontecer, saiba que não, na verdade já aconteceu. isto é, já existem empresas construindo novas casas com esta tecnologia. Uma empresa chinesa construiu 10 casas de 200 metro quadrados em menos de 24h, utilizando 4 impressoras 3d. As construções foram feitas com concreto reciclável e custaram cerca de U$5.000. As máquinas de 20 metros de altura são da empresa Winsun decoration design engineering. 
 


A tecnologia também promete um grande impacto social. Hoje existem mais de 1 bilhão de pessoas sem acesso a moradia adequada, e já existem projetos em desenvolvimento que justamente visam o aprimoramento das impressoras 3D na construção de casas, para auxiliar estas bilhões de pessoas carentes. Segundo um processo chamado Contour Craft, financiado pela Nasa, é possível construir a casa e até mesmo instalar a elétrica, encanamentos, pintura, etc. Em alguns anos, poderemos construir não apenas casas completas, mas também condomínios e edifícios inteiros.


Mas você pode estar se perguntando: "e os empregos de milhões de trabalhadores em todo o mundo?"... Segundo os pesquisados do Contour Craft, devemos comparar esta nova era com o início dos anos 1900, onde a tecnologia invadiu a agricultura e com isto os agricultores ficaram desesperados, mas no fim, o mundo não entrou em colapso. Os pesquisadores ainda reforçam que esta tecnologia abrirá novos postos de trabalhos, e também, em um segmento predominantemente masculino, dará mais oportunidades para mulheres e idosos.

Tudo será muito mais rápido, fácil e barato! Além disso, terá um impacto ambiental muito menor, menos riscos para os empregados (hoje milhares de pessoas morrem trabalhando em obras) e com desperdício quase zero nas obras.

Como toda grande tecnologia, não podemos afirmar com exatidão o quanto isto refletirá em nosso mercado, mas a certeza é que seremos um dos mais impactados. Prédios entregues em menos tempo? Casas mais baratas? Maquetes tornando-se um produto acessível para construtoras de todos os tamanhos? Entre diversas outras possibilidades. O futuro nos dirá!




Impressora 3D e a revolução no mercado imobiliário Reviewed by Mariana Ferronato on 01:30 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.