Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Pesquisa: Maiores incorporadoras nas mídias sociais - Como as maiores do mercado imobiliário estão investindo?



Por Mariana Ferronato

Olá queridos leitores do Marketingimob :)   Não sei se é por que é um assunto que sou apaixonada, mas o post de hoje é realmente muito interessante. Compartilho com vocês os resultados de uma pesquisa que realizei nos últimos 30 dias, onde analisei como as 40 maiores incorporadoras do Brasil estão utilizando as mídias sociais. Apresentei os resultados da pesquisa hoje, no evento Lançamentos da Web, que reuniu aqui em São Paulo profissionais de incorporadoras e agências para apresentação da 1a edição do Prêmio de Marketing Imobiliário, além de diversos outros conteúdos.


Tenho analisado mensalmente perfis de incorporadoras desde o meio do ano passado, o que tornou a análise ainda mais relevante. Esta é a segunda edição, a primeira análise foi em abril deste ano, o que permitiu comparativos.

Confira abaixo a apresentação:



Principais Resultados:

- Hoje 95% das incorporadoras possuem perfil em alguma rede social

- Hoje, 90% das incorporadoras divulgam algum perfil de rede social que participam na home page de seu site. Cruzando com a pesquisa anterior, o número era de apenas 66%. Ou seja, tivemos em pouquíssimo tempo, uma grande evolução neste item.

- Hoje só 50% das empresas possuem botões de compartilhamento em seu site na ficha do lançamento. Dado que demonstra uma oportunidade perdida pelas empresas, visto que é uma ferramenta relativamente simples, barata de ser implantada, e que tem um ótimo potencial para gerar acessos ao sites das empresas. Me pergunto, o que os outros 50% estão esperando?

- Hoje, a rede social que mais as empresas analisadas estão presentes, é o Youtube, que também estava em primeiro lugar na pesquisa de Abril. Das mídias mencionadas, o Youtube é uma das mais antigas, e que possui relativa facilidade de utilização, sendo possivelmente os dois principais motivos para o fato. Ainda sobre presenças em redes sociais, o Twitter, na análise de abril, estava em segundo lugar, hoje foi ultrapassado pelo Facebook.  O Pinterest que em abril tinha 13%, hoje tem 45% de participação das incorporadoras. O Instragam, que tinha 7%, hoje tem 20% de participação. 33% das empresas estavam presentes no Foursquare em abril, e hoje 25%, mostrando que algumas empresas saíram da rede.  Este fato ocorre principalmente pois aderimos novas redes com certa facilidade, mas a medida que os resultados não aparecem, migramos nossos esforços para outras, é o que acontece com o Foursquare o Twitter. Outras redes, como o Facebook por exemplo, tem gerado um retorno muito maior e com mais facilidade, fazendo com que os profissionais responsáveis pela estratégia das empresas migrem sua atenção para o que de fato dá retorno.

-Na última análise a rede social com menor adesão era o Instragram com 7%, hoje a rede com menor é o Slideshare, com 20%.  Notem como a participação daquela com menos adesão aumentou.

- Em abril as empresas estavam em 5 redes sociais em média, hoje estão em 6,3.

- 90% do conteúdo postado no Facebook tem foto. Demonstrando a maturidade do mercado imobiliário em relação a como utilizar a ferramenta, visto que este é o tipo de conteúdo que gera mais engajamento.

- O percentual mensal de engajamento (número de curtir, compartilhamentos, comentários, etc) das páginas no Facebook é 5,6%. De acordo com números do Facebook, é considerado abaixo da média, contudo, eu considero um número promissor. Sempre digo, tenhamos em mente que vendemos imóveis. Algo "quadrado" e que ainda por cima se compra poucas vezes na vida. Não temos o apelo divertido e com alta liquidez que tem outros segmentos, tornar o nosso perfil digno de engajamento não é uma tarefa tão fácil assim. Considero um bom número

- 45% das empresas abandonaram sua página no Twitter. Considero abandono perfis com nenhuma postagem nos últimos 30 dias.  O fato ocorreu possivelmente pois a ferramenta tem dificuldade para ser um gerador de negócios, e muitas pessoas migraram para o Facebook. Percebemos uma redução constante nas interações geradas.

Finalizando, a pesquisa me deixou muito otimista. Acompanho arduamente a presença do mercado imobiliário nas redes sociais, e fico muito contente em ver que nosso mercado está amadurecendo bastante. A pesquisa em questão deixa claro que para boa parte das 40 maiores incorporadoras do Brasil, rede social é algo que merece investimento sim, e a grande questão que podemos afirmar é: se merece investimento é por que vende. Vende imóveis...Foi-se o tempo de achar que ter um perfil em rede social só serve para responder um cliente ou outro que aparece, não mesmo, hoje, isto significa VENDER MAIS! Óbivo, o relacionamento sempre vem antes disto, mas a venda surge.

Espero que tenham gostado!

Se alguém tiver alguma dúvida, não deixem de me contatar hein? mari.ferronato@gmail.com

bjs





Pesquisa: Maiores incorporadoras nas mídias sociais - Como as maiores do mercado imobiliário estão investindo? Reviewed by Mariana Ferronato on 02:21 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.