Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Sites imobiliários mais acessados do Brasil - Ranking Maio



Por Mariana Ferronato

Confira a segunda edição do relatório com os sites mais acessados do mercado imobiliário brasileiro.

A primeira edição, divulgada em agosto do ano passado, levou em consideração duas ferramentas, o Google Adplanner e o ranking Alexa, ambas muito utilizadas por profissionais no momento de realizar análise de tráfego de concorrentes. Infelizmente para a segunda edição, não levaremos mais em consideração o Google Adplanner, pois ele não apresenta mais o tráfego dos sites em geral.

A análise está dividida em dois grupos: Ranking construtoras e imobiliárias e ranking portais imobiliários. Os número mostram a posição da empresa em relação a todos os sites do Brasil. Por exemplo, de acordo com o Alexa, a MRV tem o 1.205 site mais acessado do país.

Após identificarmos os sites mais acessados, comparamos os 3 principais na ferramenta gratuita SimilarWeb, que também apresenta dados bem detalhados e confiáveis. Confira abaixo:








RANKING ALEXA


1º. MRV           #1.205
2º. Lopes          #1.578
3º. Tecnisa        #2.229
4º.PDG             #2.802
5º.Rossi            #3.465
6º.Brasil Brokers#3.485
7º.Cyrela           #3.715
8º.Gafisa           #5.003
9º.Living           #8.757
10º.Tenda         #8.832

ANÁLISE TOP 3

Como mencionado acima, em relação ao grupo construtoras e imobiliárias, os sites mais acessados do Brasil são respectivamente: MRV, Lopes e Tecnisa. Em relação ao gráfico de acesso dos últimos 12 meses, a MRV apresentou uma leve redução de seus acessos, a Lopes se manteve linear, a Tecnisa sofreu uma redução no início do ano, contudo está se recuperando novamente. 

Em relação ao engajamento dos sites, o site da Lopes possui melhor média de páginas visualizadas  por visita e tempo de acesso por visita, e a MRV possui taxa de abandono menor (referente ao usuário que acessa e fica apenas em uma página).

Quanto as fontes de origem para o acesso do site, dados curiosos, quase 10% do tráfego da MRV é originado através de propaganda em display, mostrando o alto investimento que a empresa possui em sua estrategia online. Já a Tecnisa, possui uma taxa altíssima de acesso via redes sociais, 10,1%, provavelmente o reflexo da reconhecida estratégia de social media da empresa. A Lopes possui 57% de seu acesso originado pelos buscadores, refletindo a ótima estruturação de seu site, de seus investimentos em SEO e do ótimo posicionamento no Google.

Confira mais detalhes abaixo











RANKING ALEXA
*dados Google Adplanner

1º.Zap                        #202  (o número também inclui Zap Carros, Zap empregos, e Zap mix)
2º.ImovelWeb            #448
3º.VivaReal Brasil      #479
4º.WebCasas               #1.726
5º.Lugar Certo             #2.196
6º.PenseImoveis          #2.235
7º. 123i                       #2.651
8º.Wimoveis                #3.607
9º.TiqueImoveis           #3.916
10º.ImoveisCuritiba      #4.223

ANÁLISE TOP 3


Em relação ao grupo portais imobiliários uma surpresa: os sites mais acessados do Brasil de acordo com o Alexa são respectivamente: ZAP, ImovelWeb e VivaReal, contudo de acordo com o SimilarWeb, VivaReal é mais acessado do que ImovelWeb. Como até mesmo no Alexa a diferença é muito pequena, podemos considerar um empate técnico. Vale reforçar que a análise do Zap tanto para o Alexa quanto para o Similarweb analisa não apenas o Zap Imóveis, mas também todos os serviços oferecidos pelo portal (empregos, carros, etc), por este motivo provavelmente os dados para imóveis são menores do que os mencionados.

Ao analisarmos os gráficos, ZAP apresentou um bom crescimento, contudo nos últimos meses sofreu uma grande queda e após estabilizou-se. Em relação aos últimos 12 meses caiu 7% em sua posição. O ImovelWeb cresceu 13% nos últimos 12 meses, contudo foi ultrapassado por VivaReal no meio do ano, este com 45% de crescimento em sua posição de acessos.

Em relação ao engajamento dos sites, VivaReal destaca-se por possuir a maior média de página visualizadas e tempo de acesso por visitas, também possui a menor taxa de abandono.

Quanto as fontes de origem para o acesso do site, 51% dos acessos do ZAP são originados através dos buscadores. Para o Imovelweb 33% de seu acesso é através da menção de outros sites, também 4% de seus acessos é originado através de mídias sociais, o maior entre os 3. Para o VivaReal, destaca-se a marca de 72% de acesso através dos buscadores, reflexo da ótima posição do portal na hora de busca o imóvel pelo Google.

Confira mais detalhes abaixo





Deixo claro que a análise acima é uma aproximação da realidade, não é uma análise 100% precisa. Os dados foram obtidos no ranking Alexa e na ferramente SimilarWeb. O objetivo é apresentar os destaque de nosso setor, e também apresentar ao mercado uma fonte de comparativo.
Se você tiver uma imobiliária, construtora ou um portal imobiliário, consultar o Alexa e seu posicionamento no ranking Brasil for melhor do que os sites acima, envie para a gente no marketingimob@gmail.com. Não podemos esquecer que hoje no Brasil são mais de 60.000 imobiliárias, seria impossível consultar todas. Contamos com a sua participação! ;)

Sites imobiliários mais acessados do Brasil - Ranking Maio Reviewed by Mariana Ferronato on 20:45 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.