Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Os primeiros sites do mercado imobiliário e o início da internet no Brasil.


Por Mariana Ferronato


Para quem nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. A internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militarese pesquisadores. No Brasil temos acesso a internet oficialmente desde setembro de 1988, contudo a conexão era exclusiva ao setor acadêmico. 

A Internet ultrapassou as fronteiras acadêmicas e começou a chegar ao ouvido de muitos brasileiros, em meados de 94. No dia 17 de julho daquele ano, o jornal Folha de S.Paulo dedicou a edição dominical do seu caderno Mais! à “Superinfovia do Futuro”. E anunciava: “nasce uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”.  Confira abaixo.


Capa caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994
No final de 94, a Embratel iniciou seu serviço de acesso à Internet em caráter experimental. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. O grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado, a Internet brasileira crescia vertiginosamente, tanto em número de usuários quanto de provedores e de serviços prestados através da rede. 


A PROFECIA: A matéria veiculada no caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994, profetizava informando que através da internet seria possível sugrir o vídeo a domicílio, a vídeoconferência, o ecommece e a transmição de som e imagem por computador. Algo banal hoje em dia, não? 

Caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994



E o mercado imobiliário?

Você se lembra como eram os sites imobiliários logo que a internet começou a se popularizar no país? Naquele tempo em que a ideia de se ter um site era algo extremamente distante, e até mesmo um tanto "bizarro", como confirma a matéria abaixo, divulgada na Folha de São Paulo de 1999, que apresentava "alguns" sites que ofereciam imóveis na internet e seus recursos como a pesquisa de preço, cidade, e tamanho do imóvel. 


Se você não se recorda, não se preocupe, nós do Marketingimob vamos te dar uma forcinha. Utilizamos o site WaybackMachine , uma espécie de museu da internet que guarda cópia dos sites ao longo dos anos para compartilhar a tela da primeira versão dos sites das principais empresas imobiliárias do país. Mais que uma "viagem no tempo", a prova da intensa evolução dos meios de comunicação e da forma como nos comunicamos. O que podemos esperar para os próximos 15 anos?



1. Gafisa - 5 de novembro de 1996

Você se lembra?  Caixinhas de correio eram o ícone para ilustrar o "e-mail". Também era muito comum ícones que piscavam fazendo parte do menu do site da empresa. 

Clique para visualizar

"A caixinha de correio" 



2.Cyrela - 10 de janeiro de 1997

Você se lembra?  Fontes eram criadas livremente no WordArt, recurso existente no Word, aplicativo do Office da Microsoft. E o pior é que nós achávamos lindo. 


Clique para visualizar





3. Tecnisa - 16 de Abril de 1997

Você se lembra?  Frases de "seja bem vindo" estampavam boa parte dos sites, estes que eram chamados de "home page". 

Clique para visualizar



4. Lopes - 14 de Janeiro de 1998

Você se lembra?  Imagens em .gif com movimentos eram comum nos sites do país. Cores e fontes eram utilizadas sem levar em consideração psicologia e técnicas aprimoradas de design. O layout estava longe de ser o forte das criações desenvolvidas.

Clique para visualizar


5. Fernandez Mera - 3 de Novembro de 1999

Você se lembra?   Com uma conexão discada que possuía uma velocidade de navegação baixíssima, os sites eram obrigados a possuir pouquíssimas informações e recursos gráficos. A velocidade de conexão é uma das principais responsáveis pelo modo como "consumimos" a internet e seus sites nos tempos atuais. 

Fernandez Mera Site


Coelho da Fonseca - 28 de Dezembro de 1996

Você se lembra?   Textos ficavam se movimentando horizontalmente na página com alguma mensagem?

Clique para visualizar






Os primeiros sites do mercado imobiliário e o início da internet no Brasil. Reviewed by Mariana Ferronato on 09:42 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.