Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

O título ideal por Arthur Schopenhauer e técnicas de SEO


Por Vagner Rodrigues


Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do Século XXI, faz duras críticas aos eruditos, escritores e filósofos de sua época em sua última obra "Parerga e Paralipomena" (1851). Entre as metáforas pontiagudas aos seus contemporâneos encontrei diversas referências às técnicas de SEO que leio e releio por aí. O livro que estou lendo é "A Arte de Escrever", que na verdade é uma coletânea de críticas encontradas no Parerga e Paralipomena. Uma edição pocket da L&M organizada e traduzida por Pedro Süssekind.

Sobre títulos

Na coletânea de críticas "Sobre a escrita e o estilo" é possível encontrar, na segunda seção, o seguinte trecho que discorre sobre o uso do título e sua relação com o texto e o leitor:

"O que o endereço do destinatário é para uma carta, o título deve ser para um livro, ou seja, o principal objetivo é encaminhá-lo à parcela do público para a qual seu conteúdo possa ser interessante. Por isso, o título deve ser significativo e, como é constitutivamente curto, deve ser conciso, lacônico, expressivo, se possível um monograma do conteúdo."

Sábias palavras, Schop! Quando o filósofo fala "o principal objetivo é encaminhá-lo à parcela do público para a qual seu conteúdo possa ser interessante", ele resume a relação existente entre o título e o resultado de uma pesquisa nos buscadores, ou seja, o público tentando sanar seu interesse/vontade por determinado conteúdo: uma pesquisa. 

Exemplificando, se um usuário busca por "apartamento em São Paulo de 2 dormitórios" ele espera encontrar exatamente isto, não é? Isto é "encaminhar ao conteúdo interessante" ou ainda, relevante. Puro SEO.

A landing page, ou página de pouso, de um link, seja ele patrocinado ou orgânico, deve levar ao destino que é apontado pelo texto âncora. Se sua imobiliária estiver promovendo um anúncio com o título "Os melhores apartamentos em Curitiba" você deverá apontar o anúncio para uma página específica de apartamenos em Curitiba e não para a home do seu site onde a pessoa teria de refazer uma busca por apartamentos em Curitiba. Nem deverás captar estes acessos e remetê-los, por exemplo, à página contendo imóveis em uma cidade vizinha. 

Seja para um livro, carta ou página na internet, um título deve ser curto. Não se esqueça que os títulos visíveis nos buscadores possuem um número de caracteres limitados (indicado: Google e Bing - 63 caracteres / Yahoo - 72 caracteres) 

Schopenhauer também fala sobre os maus títulos referindo-se à eles como prolixos, que não dizem nada. Os que erram o alvo, levam a "carta" ao "endereço" errado, ou seja, direcionam o visitante a um conteúdo irrelevante e geram uma visita de curta duração que fatalmente pontuará negativamente seu site junto ao Google.

Esteja atento aos dados sobre porcentagens de saída que lhe são apresentados no Google Analytics. Estes dados lhe ajudarão a entender que conteúdo está possivelmente desapontando seu visitante.

Aqui vai uma dica para você observar se seu conteúdo agrada seu visitante ou não:  Observe as saídas e o tempo médio das visitas originadas no resultado orgânico do Google (as visitas não pagas), e em seguida veja as páginas que estão tendo maior ocorrência de saídas e menor tempo médio.  Assim você poderá saber se, ao realizar uma pesquisa e acessar seu site/blog, o conteúdo está "saciando" a demanda da pesquisa. É como se você fizesse a pesquisa por "Casas para venda em São Paulo", clicasse no link "As melhores casas para venda em São Paulo" e isto te levasse à página de apartamentos para locação, por exemplo.

O mesmo poderá ser observado com as visitas geradas por links patrocinados, as visitas pagas. E este mau direcionamento é muito pior, pois estarás pagando um click que não corresponde à pesquisa/demanda do visitante.

Bom, acho que isso já ajuda um pouco! Revise seus títulos e veja se eles estão de acordo com o seu conteúdo. Revise o título de seus anúncios pagos para aumentar suas conversões e a qualidade do seu anúncio perante o Google AdWords.

O título ideal por Arthur Schopenhauer e técnicas de SEO Reviewed by Vagner Rodrigues on 15:44 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.