Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Retrofit - uma revolução silenciosa no mercado imobiliário.

Por Denis W. Levati

Studios de 35m², automatizados, condomínio com acadêmia e lazer, vaga na garagem e próximo de toda a infraestrutura que o Centro de São Paulo proporciona.


O parágrafo acima poderia muito bem ser um anúncio de algum dos empreendimentos do post anterior, mas não é. Não existe stand nem ação de marketing diferenciada. Estamos falando de apartamentos de 40, 50 anos que estando em condições precárias, são totalmente reformados, com toda a parte elétrica e hidráulica refeita, além de piso, acabamento e modernização dos elevadores. Uma vez reformados, os apartamentos são colocados a venda através de uma rede de parceiros. Este sistema é conhecido por Retrofit.

Matéria do Jornal Nacional de 2008

Este sistema não é novo, longe disso, é muito aplicado em São Luis no Maranhão e em outras cidades que possuem leis de preservação de seus centros históricos. Mais especificamente em São Paulo, o me que chama a atenção é que além de apontar uma tendência de ocupação do Centro Velho representa também uma solução economicamente viável, já que alguns deles são vendidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, outros são mobiliados e já que estão  prontos, podem ser ocupados imediatamente.

Anúncios classificados: ferramenta eficiente de marketing

O fato de estarem prontos e habitados (na medida que vão sendo vendidos), faz com que as empresas que comercializam estes empreendimentos utilizem um método antigo e eficiente: o anúncio de classificados. Os grandes jornais são capazes de impactar clientes em busca de soluções rápidas para moradia.

Àqueles que batem a porta do prédio, recebem um cartão de visitas ou flyer entregue pelo porteiro com indicação da imobiliária que direciona um corretor para apresentar o projeto. É assim, de uma maneira simples e eficaz que o Retrofit vem causando uma revolução silenciosa no mercado imobiliário paulistano, e em diversas outras cidades.


Anúncio da Centro Vivo em O Estado de São Paulo, outubro de 2007
Na capital paulistana os imóveis recuperados pelo sistema Retrofit começaram na rua Augusta, próximo da Avenida Paulista e seguiram um eixo indutor em direção ao Centro ocupando locais como Avenida São João, Santa Cecília, República e até mesmo os locais ermos próximos a Estação da Luz. Compõe junto com os lançamentos para público Single um interessante cenário de reurbanização do Centro da cidade.
Apartamentos em Retrofit ocupam a mesma região que os lançamentos para Singles.

Deste processo de reurbanização e revitalização, estabelecimentos comerciais e imóveis são valorizados e voltamos ao problema da escassez de terrenos para novos projetos devido ao alto preço. Para continuar oferecendo opções de preços e diante da demanda que ainda existe para a pequena metragem, os incorporadores direcionam suas apostas para regiões que até bem pouco tempo seriam consideradas inviáveis devido a sua localização. Mostraremos exemplos no texto seguinte.


Exemplos de projetos Retrofit
Retrofit Praça XV (Porto Alegre)  - Foto de Gilberto Simon e, ao lado, a simulação de Marcelo Gotuzzo e Gilberto Ribeiro

Edifício Marambaia (São Paulo) 

 

 

Retrofit - uma revolução silenciosa no mercado imobiliário. Reviewed by Denis Willian Levati on 08:00 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.