Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Pequena Metragem: A Vez do Público Single

Por Denis W. Levati


Os imóveis residenciais ocupados por apenas um morador aumentaram de 8,6% para 12,1% em um década. A informação do IBGE tem como base os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, foi divulgada na quarta feira 16 de novembro e repercutida nos principais jornais como a Folha de São Paulo no link a seguir: Aumenta número de pessoas que moram sozinhas, mostra IBGE. Os dados oficiais comprovam que existe cada vez mais pessoas morando sozinhas ou constituindo famílias com pequenos núcleos. Sobre este público, os Singles, que têm em média 25 a 35 anos, nível universitário, ganha acima de 8 salários mínimos podemos concluir que é exigente quanto a infraestrutura, opções de compras, cultura e lazer além de ser atento a tecnologia e recursos digitais. 

Atentas, as incorporadoras vêm buscando suprir a carência deste público com projetos de empreendimentos dotado de alta tecnologia e capacidade de personalização, serviços exclusivos e apartamentos com baixa metragem mas com plantas flexíveis e inteligentes. Trabalhando como corretor na cidade de São Paulo, testemunhei alguns empreendimentos de sucesso.

Centro de São Paulo, local perfeito para a vida de solteiro

Foi apostando em um projeto formatado com estas características que a Requadra lançou em 2009 o Jardim Paulista, empreendimento em torre única com apartamentos a partir de 36m², localizado na rua Paim, próximo ao Centro de São Paulo, dotado de muita infraestrutura; da Bela Vista, bairro paulistano repleto de restaurantes e teatros e da Avenida Paulista com shoppings, cinemas, livrarias, etc. O Jardim Paulista foi  vendido em duas horas (quando liberado para escritura) virou case de sucesso, ganhou o prêmio Master Imobiliário 2010 e criou uma equação mágica copiada nos lançamentos seguintes: Baixa Metragem + Infraestrutura (entre o Centro e a Paulista) x Marketing voltado para Singles = 100% de vendas em poucas horas.

Matéria do Jornal Nacional - novembro de 2009


A velocidade com que foi vendido o empreendimento da Requadra alertou para a demanda que havia para projetos com as mesmas características e o que se viu nos meses seguintes foi sempre o mesmo cenário:  grandes construtoras e incorporadoras lançando seus projetos e após um curto período de divulgação todas unidades vendidas em poucas horas.


Principais lançamentos residenciais na região Central de São Paulo
Ilustração da Revista Verticalizando n.2
Marketing

De baladas nos stands a voucher para almoço nos melhores restaurantes de São Paulo, os departamentos de marketing das construtoras ou das agências que trabalham para elas se desdobram para atrair os Singles para seus respectivos lançamentos. Com o Mood, a Cyrela sintetizou tudo o que estes projetos representam:

Campanha da Eugenio para o Mood, lançado em setembro de 2010

Não será a tradicional família feliz estampada na grande maioria das comunicações para empreendimentos imobiliários que chamará a atenção deste público. Comunicar-se de maneira eficaz com os "singles", requer técnicas de marketing diferentes do que o mercado imobiliário estava acostumado - tanto na comunicação visual do empreendimento, quanto nos meios que ele será divulgado. 



Cores fortes, utilização de grafismo, fontes leves e modernas.



Preços

Tamanho sucesso, atraiu não só varias construtoras para a região, como proporcionou uma valorização nos preços dos lançamentos. Do Jardim Paulista em novembro de 2009 para o recém lançado Soul Paulista da AAM/Toledo Ferrari a valorização do metro quadrado foi acima dos 100%. Muitas destas unidades já foram revendidas e olha que nenhum deles está pronto ainda.


Se é verdade que a fórmula de sucesso encontrada pelas incorporadoras para atender o Single ainda têm fôlego já que novos lançamentos estão previstos para a mesma região, também é verdade que a alta dos preços exclui destes projetos um público que acaba procurando alternativas para morar em um apartamento personalizado, de pequena metragem e bem próximo do Centro de São Paulo e de sua infraestrutura. Sobre estas alternativas, falaremos no post seguinte.

Pequena Metragem: A Vez do Público Single Reviewed by Denis Willian Levati on 12:00 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.