.
248350638653992
Loading...

Histórico das principais empresas do Mercado Imobiliário - Parte 1


Por Mariana Ferronato

Acompanhe abaixo o histórico de 10 das maiores empresas do mercado imobiliário brasileiro - Gafisa, Cyrela, Even, Brookfield, MRV, Tecnisa, Rossi, PDG, Rodobens e Plaenge.


GAFISA
Fundação: 1954
Abertura de capital: 2006


A Gafisa foi fundada em 1954 no Rio de Janeiro, sob o nome de Gomes Almeida Fernandes. Ao final da década de 1980, tornou-se a Gafisa Imobiliária e, em 1997, a partir de uma associação com a GP Investimentos, passou a se chamar Gafisa S.A. Em 2006, recebeu um importante acionista: a Equity International Properties (EIP), companhia norte-americana líder em investimentos no setor imobiliário na América Latina e que pertence ao Equity Group Investments (LLC), comandado por Samuel Zell.

No início de 2006 a Gafisa entrou no novo mercado de governança corporativa da Bovespa, a partir da realização da oferta pública inicial de ações da companhia. Em 2007 a Gafisa fez nova oferta pública de ações, dessa vez na New York Stock Exchange (NYSE), o que tornou a primeira incorporadora residencial brasileira listada na NYSE. Ainda no primeiro trimestre de 2007, a companhia reforçou o seu segmento de baixa renda por meio da constituição da Fit Residencial, subsidiária integral da Gafisa que desenvolveu empreendimentos de baixo custo em áreas urbanas. Também fazem parte de sua unidade de negócio: Cipesa(incorporadora Alagoas) - AlphaVille - Gafisa Vendas - Tenda.




CYRELA:
Fundação: 1962
Abertura de capital: 2005



A Cyrela Brazil Realty é uma das melhores incorporadoras do mercado imobiliário brasileiro. Em seus 50 anos de história, mais de 200 mil famílias optaram por morar ou investir em empreendimentos da empresa. São mais de 56 mil lares entregues, 200 canteiros de obras em andamento em 67 cidades de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, emprega mais de 15.000 colaboradores.

São empresas do grupo: 
INCORPORAÇÃO: Living Construtora
JOIN VENTURE: Plano & Plano, Cury Construtora, Cyrela Andrade Mendonça, Lúcio Engenharia, Goldsztein, MAC, Irsa Cyrela, Skr, Lider. VENDAS: Seller, Selling
SERVIÇOS: BrcA empresa existe ha cerca de 50 anos e conta com mais de 8 mil clientes. O acionistra controlador da empresa é o empresário Elie Horn. Em 2005 ocorre a Reestruturação societária com a alteração de denominação da empresa para Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações;













Primeiro Logo Cyrela - 1962












1992
 
 











1998
 









1999












2005




EVEN
Fundação: 2002 (fusão de empresas que atuam desde 1974)
Abertura de capital: 2006

 
Foco em empreendimentos residenciais para os públicos acessível, emergente, de classes média e média-alta e em projetos comerciais. Com a abertura de capital em abril de 2007, a Companhia expandiu rapidamente seus negócios e promoveu uma diversificação geográfica que possibilitou sua presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.


A Even é resultado da união, em maio de 2002, entre a ABC Investimob e a Terepins e Kalili, empresas que desde 1974 trabalhavam em parceria, desenvolvendo empreendimentos nas áreas residencial, comercial e hoteleira. 

Em 2006, a empresa virou sociedade anônima e realizou sua entrada na Bolsa de Valores (Bovespa) em março de 2007, incorporando fundos de investimento norte-americanos, ingleses e brasileiros.A empresa é detentora de uma marca para produtos mais acessíveis, chamada Open, além de sua empresa de vendas, a Even Vendas.

A empresa é a única empresa da construção civil a integrar, pelo 2º ano consecutivo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa.




BROOKFIELD
Fundação: 1889
Abertura de capital: 2006

A Brookfield Incorporações é o resultado da integração entre três empresas, Brascan Residential, Company e MB Engenharia que formam uma das líderes do setor imobiliário brasileiro.A Brookfield tem como principal acionista a Brookfield Asset Management, gestora global de ativos presente nos 5 continentes que mantém investimentos de mais de US$ 100 bilhões nos segmentos de energia renovável, infraestrutura e imobiliário.

Faz parte do Grupo Brookfield Brasil, que atua há 110 anos no Brasil e hoje mantém investidos nos setores de energia renovável, infraestrutura, agrícola, florestal, shopping centers e imobiliário. A companhia tem hoje mais de 6 mil colaboradores e uma experiência de mais de 51 mil unidades entregues, totalizando mais de 16 milhões de m² de área construída e em desenvolvimento.

Com atuação nos segmentos residencial – em todas as faixas de renda –, e de escritórios, a Brookfield Incorporações está presente nos principais mercados do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Centro Oeste e Sul.

MRV
Fundação: 1979
Abertura de capital: 2007


1981 Início da expansão da empresa em Contagem, na Grande Belo Horizonte.
1995 Chega em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e em Americana - São Paulo.
1996 a 1998 A companhia passa a construir em mais de oito cidades paulistas. 
1999 A empresa começou a atuar no Paraná, nas cidades de Curitiba e Londrina.
2000 Chega à Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, além de mais cinco cidades dos estados paulista e paranaense. Em 2001, a Companhia expandiu seus recursos à Brasília (DF), à capital Rio de Janeiro (RJ) e a São Bernardo (SP).
2003 e 2004 Mais três cidades paulistas foram incluídas pelo processo de expansão da MRV. 
2006 Goiás passa a fazer parte da lista de estados com atuação da Empresa.
2007 Abertura de capital,
2008 A Empresa alcança três novas cidades nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
2009 A construtora inicia seus lançamentos também em Pernambuco.Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV Engenharia é uma das maiores construtoras e incorporadora do país em seu segmento, além de ser a única que oferece casas e apartamentos em mais de 85 cidades do Brasil. Seu presidente e acionista majoritário é Rubens Menin Teixeira de Souza.
2010 Vencedora nacional do prêmio ITC Net 2010 (categoria residencial) como empresa que mais construiu no país em 2010.


 

TECNISA:
Fundação: 1977
Abertura de capital: 2007

Tudo começou no dia 22 de setembro de 1977, quando o então estudante de engenharia civil, Meyer Joseph Nigri, criou a TECNISA ENGENHARIA com o sonho de se transformar em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira. Neste mesmo ano lançou seu primeiro empreendimento: um edifício residencial em São Paulo.

Na década de 80, a empresa iniciou a adoção de inovações que marcariam a construção civil brasileira como o programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário. Além disso, a empresa sempre foi especializada em gestão financeira, o que lhe garantiu uma vantagem competitiva, produzindo resultados que a tornou uma empresa sólida e de credibilidade reconhecida junto a clientes. Nesta década a TECNISA lançou no mercado 17 empreendimentos, incluindo seu primeiro condomínio de casas na praia de Juquehy, litoral norte de São Paulo.

A partir de 1990, a TECNISA começou a ofertar ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais. Nesta década a TECNISA apresentou ao mercado, o conceito de grand space, onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a idéia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado. Também nesta década, pioneiramente, a empresa criou o conceito de roof top, que é o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como a maioria dos empreendimentos. Foi também a primeira empresa a entregar os empreendimentos com as áreas comuns equipadas e decoradas.

Nos últimos anos a TECNISA deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social. Em 2000, foi a primeira empresa a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional: primeira a possuir uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos pela internet; primeira empresa brasileira a ter um Blog Corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa; primeira a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores; e primeira empresa no segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores.

Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a TECNISA passou a ser listada na BOVESPA como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.Uma das mais recentes novidades da empresa ocorreu em 2010, quando iniciou a comercialização de sua linha de imóveis econômicos, batizada de TECNISA FLEX, com lançamentos nas cidades de Cotia e Carapicuíba. A TECNISA possui um departamento de projetos que acumula mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais e comerciais. Estes projetos sempre estão em parceria com renomados arquitetos, paisagistas e decoradores.


 

ROSSI
Fundação: 1980
Abertura de capital: 1997

1980
Fundação da Rossi
Após gerir diferentes negócios, o Grupo Rossi inicia suas atividades no segmento da construção civil com foco em empreendimentos comerciais e residenciais.

1992
Criação do Plano 100
Foi a resposta criativa da Rossi para o problema de financiamento imobiliário que dificultava a aquisição de imóveis pela classe média. Cerca de 13.000 unidades foram entregues em todo o Brasil.

1996
Inauguração de Escritórios Regionais
Com o objetivo de se aproximar e conhecer as características e as necessidades de cada região, a Rossi inaugurou escritórios regionais em Campinas (1996), Porto Alegre (1999), Rio de Janeiro (2001), Belo Horizonte (2006) e Nordeste (2007).

1997
Emissão de ações
A Rossi captou US$100 milhões para expansão dos negócios ao emitir ações na BOVESPA e ADRs na Bolsa de Nova York.

2002
Diversificação de investimentos
Visando reforçar a atuação junto ao público de maior poder aquisitivo a Rossi adquiriu a América Properties, que construiu empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão.

2003
Segurança para investir e crescer
Ao captar R$80 milhões no mercado de capitais e aderir ao Nível 1 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa da Bovespa, a Rossi assegurou o seu crescimento.

2006
Entrada no Novo Mercado da Bovespa
Com a entrada no Novo Mercado, a Rossi ampliou para 100% o Tag Along, oferecendo um maior grau de proteção e transparência para seus acionistas.

2007
Inauguração da regional Nordeste
Com sede em Fortaleza, Rossi inaugura nova regional para expandir atuação e atingir os Estados nordestinos.

Criação da Rossi Vendas
Equipe própria de vendas treinada periodicamente e alinhada com a Essência Rossi.

2008
Lançamento do projeto Identidade Rossi
Visando aumentar o valor estratégico da marca Rossi, a empresa redefiniu sua essência e reformulou sua identidade visual, alinhando a comunicação aos valores e atributos desejados para a marca.

Entrada no Índice Bovespa
As ações da Rossi passam a integrar a carteira do iBovespa. O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro pois retrata o comportamento dos principais papéis negociados na BOVESPA.

2009
Lançamento do Rossi Ideal
Linha de produto voltada para o segmento econômico.

Expansão dos negócios
Oferta Pública Primária de ações com captação bruta de R$ 928 milhões.

2010
Inauguração da regional Paulistana


Lançamento dos projetos da linha Rossi Mais voltados ao segmento econômico.



2011
Estabelecimento de uma joint venture com a Construtora Norcon para operar nos mercados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe com a marca NORCON ROSSI.




PDG:
Fundação: 2003
Abertura de capital: 2007

A PDG nasceu como uma área focada no ramo imobiliário em um banco de investimentos. Em 2006, tornou-se uma unidade de negócios independente. Com a abertura de capital em janeiro de 2007 e com o forte crescimento do mercado imobiliário brasileiro, ela adquiriu três grandes empresas: a Goldfarb, uma das maiores incorporadoras e construtoras focadas no segmento econômico do Brasil, a CHL, uma das construtoras e incorporadoras mais respeitadas do Rio de Janeiro e, posteriormente, em 2010, a AGRE, com capilaridade expressiva e forte presença em São Paulo e nas regiões Norte e Nordeste do país.

Presente em 17 estados, além do Distrito Federal, e mais de 100 cidades, e também o maior grupo das Américas do setor imobiliário em valor de mercado. Hoje (2011), ela é a única empresa imobiliária com capital 100% pulverizado e tem a maior participação do setor dentro do IBOVESPA. Nesses anos, ela já entregou cerca de 70 mil unidades.



RODOBENS:
Fundação: 1949 (ingresso no setor imobiliário em 1983)
Abertura de capital: 2007

início em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, em 1949, a partir de uma concessionária de caminhões e ônibus e do empreendedorismo de seu fundador, Waldemar de Oliveira Verdi.
No setor de veículos – no qual começou e cresceu – o Grupo possui a maior rede de concessionárias de caminhões Mercedes-Benz do Brasil, maior rede de concessionárias Toyota, além da liderança na distribuição de pneus de carga Michelin.
No setor imobiliário – no qual ingressou em 1983 – atua com a empresa Rodobens Negócios Imobiliários, uma das 10 maiores construtoras do País. Prioriza o desenvolvimento de cidades com população acima de 100 mil habitantes. Em 2007 ao abrir o capital da Rodobens Negócios Imobiliários, o Grupo dá um importante passo no desenvolvimento de suas operações neste setor.
Em 2010, foi criada a Rodobens Negócios e Soluções, com o objetivo de integrar os negócios automotivos e de soluções financeiras.

1983 – Nasce a Rodobens Engenharia (atual Rodobens Negócios Imobiliários);
1991 – Rodobens Consórcio lança primeiro plano de imóveis do País; Rodobens Negócios Imobiliários cria o Sistema Fácil, inaugurando uma nova forma de aquisição imobiliária no país por meio do autofinanciamento;
2005 – Rodobens Negócios Imobiliários lança conceito Terra Nova;
2007 – Rodobens Negócios Imobiliários realiza IPO e ingressa no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.
2008 – Rodobens Negócios Imobiliários lança conceito Moradas – Empresa vence o Prêmio Máster Imobiliário/2008;

PLAENGE
Fundação: 1970

Surge em 31 de março de 1970, materializando o sonho de um jovem engenheiro de 30 anos. Em um escritório com alguns móveis e duas máquinas de escrever, a Plaenge assume no mesmo ano seu primeiro contrato: a construção de uma gráfica em Londrina, no Paraná.
Com pouco mais de um ano de existência, a empresa obtém o contrato para execução da fábrica de Coca-Cola em Cambé, também no Paraná. O bom desempenho na obra possibilita a contratação da empresa para serviços na maioria das fábricas da Coca-Cola do Brasil a partir desta data:

1973: Mudança de escritório já com 30 funcionários.
1974:  Constrói o Edifício Olga (seu 1º residencial), com 12 andares.
1993: Início de um amplo programa de informatização, sendo pioneira no segmento de construção civil em redes de micros, intranet e controle digital das informações.
1994:  Assinatura do primeiro contrato no exterior, projetando e gerenciando fábricas da Coca-Cola na Venezuela.
1998: É constituído o Grupo Plaenge
2005: É entregue o centésimo empreendimento residencial da Plaenge.
2006: Grupo Plaenge toma a decisão de manter o capital fechado.
2010: Pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a pesquisa IBOPE, a Plaenge é a marca mais lembrada de Londrina/PR e também de todo o Estado do Paraná. E, pelo quinto ano consecutivo, a Plaenge recebe o prêmio Top of Mind como marca mais lembrada do Estado de Mato Grosso.


__________________________________________________________________

fonte: Site das empresas, Wikipedia, Mundo das marcas.



Mariana Ferronato 6560684978369650869

Postar um comentário

Início item

QUEM ESCREVE


Mariana Ferronato, publicitária com 10 anos de experiência em marketing imobiliário. Já atuou na gestão de marketing para imobiliárias, construtoras e atualmente no maior portal imobiliário do Brasil. Palestrante, e com mais de 3.000 artigos escritos sobre ações de marketing para o segmento...

CADASTRE-SE GRÁTIS  
E RECEBA O EBOOK: 

"50 Melhores Ações
de Marketing Imobiliário"

Ebook

SIGA NO GOOGLE+

SIGA NO FACE

JÁ POSTEI POR AQUI