Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Derrubando mitos do mercado imobiliário: Janeiro, o mês onde as pessoas mais buscam imóveis.


Mariana Ferronato:

Está aí algo que nunca entendi. Lembro de ver o Google Analytics das empresas imobiliárias que trabalhei, e SEMPRE havia alta nas buscas de imóveis em janeiro. Sempre. Apesar disso, as empresas esvaziavam durante o período de férias, e era consenso que "janeiro não é um mês bom. Corretor não vende". Como assim não é bom? E de onde estavam vindo aquelas visitas do site que "misteriosamente" explodiam no período? Ou será que não vendiam pois não havia corretor para vender? Provavelmente. 




Passado alguns anos, agora no VivaReal, eu e minha equipe tivemos a oportunidade de pesquisar este "mito" de forma mais aprofundada. Será mesmo que janeiro é um mês ruim? Veja abaixo parte da pesquisa que fizemos e divulgamos no nosso blog de conteúdo imobiliário, o VivaCorretor.

Resposta: Mito derrubado
Janeiro não apenas é bom para vender e alugar seus imóveis, é muito bom. Diria que é um dos melhores meses. Detalhe: atrai tanto os interessados em comprar quanto em alugar, e não apenas em cidades turísticas ou litorâneas, a demanda aumenta de forma geral.

Para embasar esta afirmação um tanto polêmica, levo em consideração não apenas o site de diversas imobiliárias, como também compartilho os dados do próprio portal VivaReal, que atualmente é o site de imóveis mais acessado do Brasil, recebendo mais de 13 milhões de visitas mensais. Além disso, também conto com a análise das tendências de busca do Google. Ou seja, dizer que janeiro é um mês de destaque, não é uma hipótese, é uma afirmação.

Veja abaixo o gráfico de visitas do portal VivaReal, e observe os pontos em vermelho que são os meses de janeiro nos últimos anos. Observe que representam picos de acessos em relação ao ano anterior.



Em relação ao volume de buscas do Google a importância de janeiro também pode ser observada através da ferramenta Google Trends. Veja abaixo o gráfico que demonstra o volume de buscas pela palavra "Apartamento 2 quartos" nos últimos 4 anos. Se você fizer o mesmo com outra palavra chave relacionada você verá que o resultado se comporta da mesma maneira.



Interessante observarmos também que janeiro não apenas é um mês destaque em buscas, mas também na geração de contatos, ou seja, as pessoas procuram de fato. Elas não apenas visualizam os imóveis, mas também enviam contatos para saber mais informações. Compartilhando mais um dado estratégico do VivaReal, atualmente geramos cerca de 2 milhões de contatos mensais, e assim como as visitas, durante o período também existe um aumento significativo neste quesito.

Mas afinal, por que janeiro é um dos meses onde as pessoas mais buscam seu novo imóvel?

  • Benefícios recebidos no final de ano: 
    Em dezembro, as pessoas contam com uma verba extra, oriunda principalmente de 13º salário, bônus e participação em lucro de empresas. Estes valores são um recurso a mais para levantar o capital necessário para aderir a um financiamento ou para garantir a possibilidade de mudança breve.

  • Período de férias: Passadas as datas festivas de dezembro, quando todos estão envolvidos em celebrações junto com amigos e família, chega janeiro, mês em que muitas pessoas tiram férias ou entram em um ritmo mais lento. Desta forma, elas têm mais tempo livre para buscar imóveis.

  • Resoluções de Ano Novo: Pode parecer besteira, mas o início de um novo ano marca também um momento de tomar decisões sobre quais serão os grandes acontecimentos na vida de cada um para o período que está começando. E mudar para um novo lar está entre uma das principais resoluções de Ano Novo!

Aos que trabalham no mercado, um ponto importante de pensarmos é que o trabalho neste período acaba refletindo também no sucesso de outros meses, afinal, o tempo médio que uma pessoa leva para alugar seu imóvel é 1 mês, e para comprar, 6 meses. Os profissionais e empresas que se dedicarem neste momento de baixa da concorrência e aumento da procura, certamente irão colher frutos de seu trabalho de janeiro a agosto (próximos 6 meses).

Se você atua em alguma empresa do segmento imobiliário que reduz as operações em janeiro (seja no tamanho da equipe ou nos investimentos de divulgação), as estratégias deveriam ser revistas, do contrário é a certeza da perda de negócios.

Como profissional de marketing este é um ponto que sempre temos que tomar cuidado. Até que ponto as "verdades e mitos" que falamos são verdades? Até que ponto janeiro não dá retorno? Até que ponto não colocar endereço é algo inteligente? Até que ponto o proprietário realmente dá valor que o anúncio saia no jornal? Enfim, apenas exemplos. Mais um mito derrubado! 

Derrubando mitos do mercado imobiliário: Janeiro, o mês onde as pessoas mais buscam imóveis. Reviewed by Mariana Ferronato on 00:39 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.