Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Pesquisa: Facebook no Mercado Imobiliário - Parte 2 - O profissional responsável pelas páginas de imobiliárias e construtoras.


Por Mariana Ferronato

Dando continuidade a nossa pesquisa Facebook no Mercado Imobiliário, divulgada em julho deste ano, onde compartilhamos o comportamento do corretor imobiliário na principal rede social do mundo, compartilho abaixo os resultados da segunda etapa da pesquisa. Nesta fase, analisamos o comportamento e o perfil dos profissionais que são os responsáveis pelas páginas das empresas no Facebook. Durante 5 meses de pesquisa foram entrevistados 200 profissionais. Confira abaixo a apresentação com o resultado, e a nossa análise:

Pesquisa: Facebook no Mercado Imobiliário - O profissional responsável pelo perfil from MarketingImob


ANÁLISE:

Sobre os resultados, não foi surpresa que os principais responsáveis tenham no máximo 25 anos de idade, representando 44% do total. Devido ao fato das mídias sociais serem relativamente novas, é normal que boa parte dos profissionais com mais conhecimento nestas ferramentas sejam pessoas com perfil mais jovem. O mesmo também ocorre, pois hoje, se levarmos em consideração a totalidade de imobiliárias e construtoras do Brasil, boa parte paga salários baixos para seus profissionais de marketing, mais um motivo para a idade dos responsáveis. A grande maioria destes profissionais pertencem ao departamento de comunicação e marketing, e possuem graduação em publicidade, contudo, uma parcela relevante (34,5%) são secretárias, recepcionistas, corretores e até mesmo donos da empresa, profissionais que por natureza não possuem foco e qualificação em mídias sociais demostrando um certo amadorismo na gestão das redes sociais de muita empresa.

Podemos afirmar que boa parte da remuneração deste profissional é até R$2 mil. Uma parcela significativa, 18% ganha mais do que R$ 5 mil, contudo estes são gerentes e diretores, não representando a média geral.

O horário de preferência para postar no Facebook, reflete o horário em que o profissional trabalha, não refletindo necessariamente o horário nobre do Facebook, este que também possui alta taxa de atividade no horário da noite, quase não mencionado nesta pesquisa pelos profissionais de páginas imobiliárias. Apesar disto, 42% dos respondentes afirmaram que postam conteúdos todos os dias, e 53% durante os finais de semana, mostrando uma preocupação em manter a atividade do perfil, pós horário de trabalho do profissional responsável.

Apesar da grande maioria das páginas focarem no cliente final, é alto o índice de interação dos perfis gerenciados com os próprios corretores das empresas em questão. Longe de ser uma novidade, o Facebook é considerado a mídia social que proporciona mais retorno.

Uma grande surpresa encontrada na análise dos resultados, foi a preocupação dos empresários das imobiliárias e construtoras com o que está sendo divulgado na página de sua empresa, cenário que em análise sobre tema semelhante, dois anos atrás, se mostrava muito diferente. A ausência do diretor na estratégia de mídias sociais era considerada um dos grandes impeditivos do crescimento e evolução desta. Estamos evoluindo! Se em um passado não muito distante, gerenciar mídias sociais em boa parte das empresas do setor imobiliário significava "estar sozinho", hoje parece que uma parcela significativa dos gerentes se envolvem com os conteúdos e se preocupam com as publicações. 

Um dado levantado na pesquisa e que devemos evoluir, é sobre o envolvimento de outras áreas no perfil da empresa, estas que de acordo com os resultados, se envolve apenas 34% das vezes. Lógico que as postagens e a estratégia deve ficar sob responsabilidade de uma área específica, contudo é fundamental que outros departamentos estejam a par da estratégia utilizada e de como podem colaborar.

Os conteúdos mais publicados em mídias sociais para o mercado imobiliário costumam ser: notícias, imóveis e dicas (decoração, arquitetura, etc). Boa parte das empresas publicam diversos tipos de conteúdo, não focando sua estratégia em apenas uma opção.

Hoje, 33% das empresas ainda não receberam nenhuma crítica através das mídias sociais, por este motivo possivelmente não sabem como agir diante de tal situação. Recomendamos aos profissionais, o estudo prévio do que fazer quando isto ocorrer. Com o crescimento do número de usuários em mídias sociais, especialmente no Facebook, muitas serão as situações que nós profissionais de marketing precisaremos estar aptos para atuar com as reclamações. 

Quanto a capacitação dos corretores imobiliários para utilização de mídias sociais, 61% dos profissionais afirmam quem os corretores ainda não estão capacitados para utilizar as mídias. Frente a este dado, considero que cabe aos próprios profissionais responsáveis pelas mídias, elaborar juntamente com seus diretores / gerentes, treinamentos de qualificação. Esta iniciativa será fundamental para a profissionalização das mídias sociais no mercado imobiliário.
Pesquisa: Facebook no Mercado Imobiliário - Parte 2 - O profissional responsável pelas páginas de imobiliárias e construtoras. Reviewed by Mariana Ferronato on 10:04 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.