Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Urban Gallery, da Brookfield, chega a Campo Grande com tapume em forma de origami


A artista Ana Ruas realiza origami japonês em tapume de 92 m²

A Brookfield acaba de lançar em Campo Grande, o seu já consolidado projeto Urban Gallery que realiza arte urbana por meio de intervenções em espaços públicos, transformando os tapumes da empresa em obras de arte. A incorporadora escolheu a artista Ana Ruas para desenvolver uma intervenção artística em um tapume de 92 m², localizado no Green Life, empreendimento da empresa ao lado do Parque Sóter. 
  
Radicada há 17 anos em Campo Grande e conhecida por suas intervenções urbanas em viadutos, paredões e espaços públicos da cidade, Ana Ruas tem como característica principal a criação de uma arte que dialoga com o entorno. Para este trabalho, não foi diferente. Como o tapume escolhido está localizado em uma descida de uma via expressa, a arte foi criada para ser vista dentro dos carros em velocidade. “A observação do espectador é de máximo 20 segundos. Portanto, meu painel tinha que ter elementos repetitivos”, afirma. “A obra representa um origami constituído de 21 placas onduladas, acompanhando a descida da rua em degrau. “À medida que o carro vai descendo, o motorista verá uma dobra maior que vai se esticando, uma ilusão que parece ter sido criada pela velocidade do carro e não pelo desenho”, explica.  
  


Por meio de um painel com cores azuis e verdes, a artista abusou também de um recurso conhecido como 'trompe l'oeil", bastante presente em suas intervenções. Trata-se uma técnica que consiste na criação de sombras para criar uma ilusão óptica. Na pintura, o origami desenhado é “costurado” por uma linha horizontal, que, no final, transforma-se em um galho, fazendo alusão à vegetação das proximidades do tapume. 

A obra levou cerca de quatro dias para ser concluída e foi realizada com tinta esmalte, utilizando pistola e rolo. A artista contou com a ajuda do assistente Waldir Tadeu do Carmo, que a acompanha há 16 anos.  Os campo-grandenses poderão ter acesso ao painel na Via Parque, próximo à Avenida Mato Grosso.  
  


Sobre o Urban Gallery 
O Urban Gallery é um projeto que foi criado pela Brookfield Incorporações em 2010 com o objetivo de mostrar através de intervenções nos seus tapumes a importância do uso consciente e inteligente dos espaços urbanos. A obra do artista californiano Toffer Chin na Av. Faria Lima em São Paulo marcou a primeira temporada do projeto. Desde então, já foram produzidos 13 painéis, somando mais de 4.700 m² de pintura. 
  
Urban Gallery, da Brookfield, chega a Campo Grande com tapume em forma de origami Reviewed by Mariana Ferronato on 21:44 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.