Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Pare de ler este post e vá trabalhar!


Por Mariana Ferronato

Isto mesmo, o que você profissional do mercado imobiliário está fazendo aqui no Marketingimob? Volte ao trabalho, você e sua empresa estão perdendo dinheiro. É só uma brincadeira, mas é o que diria a você a grande maioria dos executivos das empresas de nosso mercado, não é mesmo?

Não sei se fui eu que tive azar, mas ir embora pontualmente no horário comercial trabalhando em uma construtora ou imobiliária nunca foi um privilégio que tive. A sensação que carrego, transmitida por todos os diretores que trabalhei é: Funcionários, corretores, gerentes, diretores, etc - trabalhe o máximo possível!. De domingo a domingo. Se possível, das 7h às 7h. Coma um lanche para não perder tempo, almoçar para quê? Responda e-mail todos os dias de suas sonhadas férias, não vá ao aniversário de sua mãe pois é dia de reunião, coloque em risco o seu casamento indo em todos os eventos imobiliários que você tem na semana. Aqui regalias como sair mais cedo para buscar filho na escola, evitar trânsito e ir ao médico não existem. É como dizem "time is money"!

E o pior é que isto é transmitido como um vírus, um comportamento que todos que passam alguns meses dentro da loucura de uma empresa imobiliária acaba adquirindo. Eu mesma nunca vi com bons olhos aqueles que trabalhavam comigo e davam um "até amanhã" no primeiro minuto após o horário de expediente. (ainda não consegui mas estou tentando mudar)

Resumindo, sua vida é coadjuvante frente ao personagem principal A EMPRESA que você trabalha... Para aqueles que acham que isto é uma realidade permanente, há uma luz no fim do túnel. Práticas que visam o bem estar dos colaboradores e um maior contato com a família e amigos já estão sendo adotadas por grandes empresas. "O trabalho é importante, mas para termos melhores resultados, você precisa estar feliz em sua vida" é mais ou menos o motivo das novas ações, isto sem contar os gastos com horas extras e com a captação de novos profissionais. 

Quanto as ações já desenvolvidas, algumas empresas estão cortando a utilização do telefone celular e dos e-mails corporativos após o horário de expediente. Outras cortam a utilização do próprio computador, obrigando o colaborador a ter que parar de trabalhar. Trazendo para um cenário mais próximo de nosso mercado, uma rigorosa revisão da CLT está sendo muito cobrada de nossos parlamentares, e ao que parece não demorará muito para novas decisões. Ainda em dezembro do ano passado o trabalho a distância foi reconhecido, fazendo com que às empresas, oficialmente, tenham que remunerar os profissionais quando realizado este tipo de trabalho.

“Art. 6º. Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.  Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.”



Sabemos que o trabalho do corretor de imóveis é em regime autônomo, porém novas leis e o surgimento, mesmo que ainda em estágio embrionário, de uma nova cultura corporativa que preza pelo bem estar de seu profissional, certamente irá influenciar em uma futura mudança do "vínculo emocional e físico" que temos com nosso trabalho.

Para ilustrar um pouco mais sobre estas mudanças, confira abaixo os vídeos da série "Trabalho 2.0" exibida pelo Jornal da Globo, em março de 2012. Muito interessante!

Depois, saia deste post, e vá trabalhar!


Pare de ler este post e vá trabalhar! Reviewed by Mariana Ferronato on 23:13 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.