Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Brookfield constrói seu primeiro barracão ecológico no Rio de Janeiro



A Brookfield Incorporações, acaba de construir seu primeiro barracão ecológico no Rio de Janeiro.  A iniciativa, ainda pouco comum no mercado imobiliário, é um esforço da empresa em estimular na sua operação o consumo consciente dos recursos naturais.

O local escolhido foi a obra do empreendimento Brookfield Place, na Barra da Tijuca. À primeira vista, o barracão pode parecer como outro qualquer, mas alguns itens ali destacam a razão pela qual ele é diferente. A começar pela decisão de montar um barracão que fosse utilizado durante a construção das primeiras fases do  empreendimento. “Nossa maior motivação foi experimentar recursos alternativos que pudessem ser replicados em outros canteiros. Assim podemos manter os parâmetros de sustentabilidade da empresa e gerar economia ”,  afirma o engenheiro e diretor de obras, Carlos Éden.

Barracão ecológico da Brookfield

Vista interna do barracão ecológico da Brookfield

Além de espaço para bicicletário dos operários e a utilização de lâmpadas fluorescentes e compactas, o espaço tira partido de placas de energia solar para o aquecimento da água de alguns chuveiros do banheiro dos operários. No escritório, refeitório, almoxarifado, sanitários e vestiários,  as telhas utilizadas nas dependências são de fibra vegetal que não retêm o calor e telhas translúcidas que iluminam naturalmente o ambiente.

O barracão da Brookfield é equipado com
captação de energia solar.
Entre as iniciativas adotadas na concepção do barracão ecológico estão ainda o acionamento automático dos chuveiros e válvulas dos mictórios, para controle de fluxo de água, e ainda o reaproveitamento da água proveniente dos lavatórios, chuveiros e da até mesmo da chuva, por meio de calhas de captação de água pluvial para uso nos vasos sanitários. “No total, estima-se uma economia de 20 % a 30 % do consumo de energia elétrica e água potável da área de vivência da obra”, afirma Éden. A expectativa é que o modelo se repita em outros barracões Brasil afora.

Brookfield constrói seu primeiro barracão ecológico no Rio de Janeiro Reviewed by Denis Willian Levati on 09:00 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.