Top Ad unit 728 × 90

Destaques

Destaqu

Realidade aumentada cresce como estratégia de marketing no mercado brasileiro

Por: Mariana Ferronato

O título acima pertence ao artigo divulgado esta segunda-feira no site da HSM, e reforça o que divulgamos no Marketingimob no dia 30/10/11, no post "Realidade Aumentada  - O futuro do marketing imobiliário", onde de acordo com a tese apresentada no Real Estante Conect, um dos principais eventos mundiais de tecnologia no mercado imobiliário, a realidade aumentada é considerada uma das próximas tecnologias utilizadas pelo mercado americano.

Conforme divulgado no site da HSM, a chamada realidade aumentada faz uso de tecnologias de ponta para criar experiências virtuais com alto teor de realismo ao público. Embora mais comuns no exterior, campanhas recentes de empresas nacionais mostram que o Brasil não pretende ficar atrás no emprego dessa ferramenta. Em definição, por Ronald Azuma, Research Leader do Nokia Reserach Center, realidade aumentada é um ambiente que envolve realidade virtual e elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário pode utilizar óculos translúcido e, com ele, poder ver o mundo real com imagens geradas por computador. 
Para Azuma, o sistema permite: 
  • Combinar elementos virtuais com o ambiente real;
  • Criar interatividade e ter processamento em tempo real; 
  • Ser concebido em três dimensões. 
Para Leonardo Gmeiner, publicitário e CEO da Intuitive Appz, o uso da realidade da aumentada possui uma série de vantagens, entre elas: 
  • Gerar aproximação do relacionamento entre público e empresa; 
  • Conquistar de novos clientes interessados em tecnologias; 
  • Criar a percepção de ser uma empresa inovadora, à frente de seu tempo.

Confira abaixo o vídeo que em 2009 apresentava a realidade aumentada ao público do Jornal da Globo. Passado dois anos, ainda podemos dizer que a tecnologia é extremamente nova e precisará de um tempo considerável para emplacar em nosso país, devido aos obstáculos que enfrentamos. O que se espera é que aos poucos, assim como já está acontecendo, ela passe a fazer parte do escopo de ações, primeiramente das grandes empresas. No mercado imobiliário também não é diferente. Apesar de projetos simples de realidade aumentada, não serem necessariamente "caros", ainda são pouco aderidos pelas empresas, que ainda possuem outras ferramentas para desbravar (redes sociais, aplicativos mobiles, até mesmo o seu site, etc). No momento de fazer o famoso cálculo retorno x investimento, nota-se que existem outras prioridades para o mercado em geral.

Uma tecnologia muito interessante, e que certamente, mesmo que à passos de tartaruga, tem tudo para emplacar. Ainda mais para nosso mercado, onde encantar o cliente e estimular a sensação intangível do sonho realizado, é ponto chave para os negócios.




Ações com realidade aumentada:

Ação Tissot

Ação Toyota

Case Rossi


Realidade aumentada cresce como estratégia de marketing no mercado brasileiro Reviewed by Mariana Ferronato on 10:21 Rating: 5
All Rights Reserved by Marketing Imobiliário - Marketingimob © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.